Método de Análise

Eu utilizo um sistema com três variáveis para classificar cada track: Dificuldade, Terreno e Fitness.

DIFICULDADE

Intermédio

TERRENO

Terra batida
60%
Areia
22%
Barro
18%

FITNESS

Força
Resistência
Tomates

DIFICULDADE – TERRENO – FITNESS

Intermédio

DIFICULDADE

Uma forma simplificada de classificar o quão difícil é fazer este track de Bigtrail (+200kg).

Fácil

Perfeito para pilotos inexperientes que estão a dar os primeiros passos em offroad com motos trail ou bigtrail. Pode-se fazer com motas carregadas até ao tutano, com ou sem pendura. São distâncias com várias ligações de alcatrão e na sua maioria sem secções técnicas.

Intermédio

Os tracks nesta categoria são geralmente fáceis, mas muitas vezes têm algumas secções técnicas, tais como passagens de ribeiros ou subidas/descidas inclinadas. Pode-se fazer de bigtrail, mas é preciso alguma experiência.

Difícil

Tracks desafiadores e recompensadores, com bastantes secções técnicas, ou com terreno difícil, como por exemplo areia funda. Não é apto para bigtrails, exceto se o piloto tiver muita perícia.

Terra batida
50%
Areia
80%
Barro
33%

TERRENO

O tipo de terreno muda drasticamente entre o verão e o inverno, ou depois de grandes chuvadas, mas esta categorização ajuda a prever o que se vai encontrar.

Terra batida

Caminhos de terra batida, largos ou estreitos. Podem ser estradas florestais, estradões ou singletrack. São caminhos poeirentos no verão e lamacentos no inverno.

Areia

Todos os tracks podem ter secções com alguma areia, mas o que têm esta categoria têm bastante areia solta, funda e/ou whoops ou subidas/descidas de areia. Muito poeirentos quando secos, e fáceis de atravessar depois de chuvadas.

Alcatrão

Idealmente não teríamos nenhuma secção de alcatrão, contudo é bastante difícil fazê-lo e manter os tracks dentro da legalidade. Contudo, faço um grande esforço para minimizar este tipo de piso. Bastante escorregadio quando molhado, especialmente com pneus de taco.

Pedra

Terreno com rochas, pedra solta, gravilha, seixo, rios secos com calhaus e todo o estilo de pedra. Normalmente com picadas, podendo ter alguns degraus ou superfícies escorregadias.

Barro

Escorregadio e pegajoso ao mesmo tempo, normalmente vermelho, agarra-se aos pneus e entope pára-lamas. Quando seco, fica bastante duro, normalmente com regos. Bastante imprevisível e perigoso.

Resistência
75%
Força
42%
Tomates
21%

FITNESS

Preparação física necessária do piloto para conseguir percorrer o track sem cansaço excessivo e assim poder usufruir e desfrutar de todo o passeio.

Resistência

Mede o nível de esforço necessário para conseguir percorrer o track confortavelmente sem se sentir muito cansado depois. Em tracks de vários dias, tem também em conta a capacidade de recuperação.

Força

Força física para aguentar a posição de ataque durante longos períodos de tempo e também para conseguir ultrapassar alguns obstáculos difíceis em secções mais técnicas.

Tomates

A perícia e a condição física ajudam bastante, mas em alguns tracks é preciso fibra moral para encarar algumas passagens mais vertiginosas, ou uma ribeira mais comprida, uma ponte demasiado estreita ou algum outro obstáculo assustador.